20 locais a não perder neste ano de 2023
O ano está a começar e a nossa sugestão é não perder tempo!
Para ajudar nisso prepararmos para si 20 locais a não perder em Portugal neste ano de 2023. Embarque connosco nesta viagem e comece já a preencher a sua agenda com locais únicos num país tão versátil como heterogéneo.
Santuário de Santa Luzia – Viana do Castelo
No extremo norte português, já na fronteira com Espanha, está Viana do Castelo, um destino de comida boa, muita história, praias e um santuário magnífico. Um programa por lá certamente inclui um demorado passeio pelo Centro Histórico, com casas coloridas e ruas bem floridas. Entre as principais atrações da cidade está o Santuário de Santa Luzia, uma belíssima e imponente construção, com detalhes neo-românicos e bizantinos. E, claro, uma vez em Viana do Castelo não da para não dar um pulinho nas belas praias, como a do Afife.
Gerês
O Gerês, no concelho de Terras de Bouro, sempre simbolizou a harmonia entre o Homem e a Natureza, numa partilha permanente de actividades e sentimentos, das gentes aliadas à Natureza das inóspitas montanhas de granito moldadas pelo tempo. As águas correm cristalinas pelos ribeiros e o ar puro envolve a grande diversidade da fauna e da flora proporcionando um movimento contínuo de calma e prazer.
Localização do Parque Nacional da Peneda-gerês que compartilha fronteira com a Galiza, e que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. Os dois parques referidos constituem o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês.
Ponte de Lima
Ponte de Lima é um dos quatro municípios que integram o Vale do Lima. Nesta região, percorrer a Rota dos Gigantes é uma forma de conhecer os locais onde nasceram quatro grandes figuras históricas que levaram Portugal aos quatro cantos do mundo.
A ponte romana que atravessa o Rio Lima neste local deu origem ao nome desta antiga vila. O primeiro foral foi-lhe concedido em 1125 por D. Teresa, a mãe do primeiro Rei de Portugal, antes ainda da fundação do reino.
No centro de uma região agrícola rica, onde é produzido o famoso Vinho Verde, o seu património integra um grande número de solares e casas apalaçadas, muitos das quais oferecem actualmente alojamento na modalidade de Turismo de Habitação.
Amarante
Amarante é uma bela cidade portuguesa localizada às margens do Rio Tâmega. É um destino de história, natureza e gastronomia da região de Porto, que tem a Ponte São Gonçalo uma das principais atrações.
Amarante já existia por volta do ano de 1200, mas foi elevada oficialmente à cidade somente em 1985. A área urbana da cidade forma belos cenários com seus belos prédios históricos e igrejas, ás margens do rio Tâmega, cortado pela ponte.
Vale do Douro
O Vale do Douro é o reduto dos vinhos portugueses! Por ali, as vinícolas se esparramam pelas duas margens do rio, com vinhedos, pousadas com vistas incríveis, restaurantes disputadíssimos e momentos pra lá de agradáveis – e charmosos! O trecho que reúne o maior número de quintas e vinícolas é o que fica entre Peso da Régua e Pinhão, e o destino pode ser visitado o ano todo, com destaque para o mês de agosto, época da colheita da uva, quando o Vale do Douro está em seu momento ápice!
Santuário do Bom Jesus – Braga
O Santuário do Bom Jesus do Monte é um dos cartões postais de Braga. Inaugurado em 1772 é uma atração imperdível em Portugal, para quem vai visitar a cidade.
O complexo católico conta com as escadarias ornamentadas repletas de monumentos. Lá no alto a imponente Igreja do Bom Jesus, rodeada de belos jardins e estatuários.
Há três formas de chegar: através da escadaria com 573 degraus, através do elevador funicular, ou de carro, por uma estrada.
Ponte suspensa – Arouca
Foi na envolvente dos Passadiços do Paiva, junto à cascata das Aguieiras, que nasceu a 516 Arouca, mais uma obra singular que faz da região uma referência global. Aquela que é uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo liga as duas margens, 175 metros acima do rio Paiva.
Aveiro
Conhecida como a Veneza portuguesa, Aveiro é uma cidade na costa oeste portuguesa fundada junto a uma laguna conhecida como Ria de Aveiro. Distingue-se pelos seus canais navegados por barcos coloridos (barcos moliceiros), tradicionalmente utilizados para a colheita de algas. Não muito longe do centro, conhecida pelos edifícios de estilo art nouveau, encontra-se a Sé de Aveiro, com o seu proeminente campanário. O Museu de Aveiro, situado num antigo convento, possui um túmulo extravagante fabricado em mármore.
Serra da Estrela
A Serra da Estrela é a maior cadeia montanhosa de Portugal continental e o destino certo dos portugueses no inverno, quando a neve toma conta do local e é aberta a única pista de esqui do país. Independentemente da estação, no entanto, a Serra da Estrela é um belo destino para quem curte paisagens, caminhadas… e queijos. O famoso queijo da Serra da Estrela, completamente cremoso por dentro, é uma das iguarias mais clássicas e deliciosas de Portugal.
12 Aldeias históricas
Localizadas no interior Centro de Portugal, distribuídas por 10 municípios – Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Meda, Sabugal e Trancoso. (https://aldeiashistoricasdeportugal.com/)
27 Aldeias de Xisto
Uma paisagem cultural única no Centro de Portugal. Montanhas a perder de vista, água a brotar da terra em inúmeros rios e ribeiras, e um dos céus mais estrelados do mundo. Aqui reina a natureza, sobressai a diversidade das aldeias e impera o cunho humano das suas gentes. Serra da Lousã. Serra do Açor, Zêzere e Teço-Ocreza (https://www.aldeiasdoxisto.pt/)
Mosteiro da Batalha
Patrimônio da Humanidade e uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro da Batalha levou quase 200 anos para ser erguido e é símbolo da vitória dos portugueses sobre os espanhóis na Batalha de Aljubarrota, no século 14. O mosteiro é uma das obras góticas mais importantes de Portugal e surpreende os visitantes com seus vitrais coloridos, que decoram todo o interior da Sala do Capítulo, fazendo mosaicos nas paredes e no chão. Outro ponto alto da visita ao Mosteiro da Batalha são as Capelas Imperfeitas, belíssimas, que levam este nome por terem sido construídas há 600 anos e até hoje estarem inacabadas.
Santuário de Fátima
O Santuário de Fátima é o principal centro de peregrinação cristã de Portugal e um dos mais visitados destinos de turismo religioso do mundo. Localizada a cerca de 130 quilômetros de Lisboa, a Cova da Iria, local onde ocorreram as aparições da Virgem Maria e onde foi erguido o Santuário de Fátima, é daqueles lugares carregados de energia.
Óbidos
Óbidos é um pequena e charmosa vila medieval localizada a 80 quilômetros de Lisboa. Durante cinco séculos o vilarejo fez parte do dote das rainhas portuguesas. O que Óbidos tinha de tão especial? Naquela época, eu não sei (hehe). Mas, hoje, posso dizer que a graça do vilarejo está nos detalhes: todas as construções são em branco com faixas coloridas, há flores nas janelas, um castelo de origem romana e uma muralha do século 14 que cerca toda a vila. Aqui poderá também provar a tradicional Ginja de Óbidos, bebida típica desta vila.
Palácio da Pena – Sintra
O Palácio da Pena é outro lugar incrível em Portugal, situado em Sintra. Foi primeiro palácio de estilo romântico de toda a Europa.
Fica no topo de uma montanha e chama muito a atenção por suas formas e pintura colorida, diferente de outros castelos em pedra.
O palácio pode ser visto de qualquer ponto do Parque Nacional da Pena. Junto a ele há uma floresta e belos jardins com mais de 500 espécies de árvores, vindas de várias partes do mundo.
Poço Iniciático – Quinta da Regaleira – Sintra
O Poço Iniciático da Quinta da Regaleira é um monumento tão surpreendente que parece ter sido montado para cenário de filme.
A Quinta da Regaleira é um lugar mágico, que abriga um palácio, belos jardins, lagos, grutas e este poço enigmático que instiga a curiosidade.
O poço possui 27 m de profundidade e uma escadaria interna em espiral que leva ao fundo, onde é interligado por um túnel, com saída em outro local.
Recebeu o nome de “Poço Iniciático” porque se acredita que, em seu interior, eram realizados os rituais de iniciação de maçons.
O Poço Iniciático é parte da Quinta da Regaleira, uma das atrações turísticas de Sintra, cidade que fica a 30 km a Noroeste de Lisboa.
Serra da Arrábida – Setúbal
O Parque Natural da Serra da Arrábida forma uma das paisagens mais bonitas do país. É um dos lugares incríveis em Portugal que possui fácil acesso, próximo à capital Lisboa e da cidade de Setúbal.
As praias da Serra da Arrábida são um tesouro praticamente escondido dos turistas mesmo que a menos de 50 quilômetros de Lisboa. O cenário é o seguinte: uma encosta cheia de verde contrastando com um mar transparente, manso, em tons azulados.
Capela dos Ossos – Évora
suas paredes são revestidas por mais de 5 mil crânios e outros tipos de ossos vindos das catacumbas de cemitérios e conventos da cidade. E tem mais. Logo acima da porta de entrada da capela está inscrita a seguinte frase: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Macabro? Um tanto. Mas a intenção dos monges franciscanos que construíram a capela no século 17 era chamar atenção sobre a transitoriedade da vida.
Gruta de Benagil – Lagoa
A Gruta de Benagil, também conhecida como Algar de Benagil, é um segredinho esculpido no litoral do Algarve: uma praia dentro de uma caverna, iluminada pelo sol por meio de um buraco que se formou no topo. É possível ver o algar de cima, percorrendo uma pequena trilha que parte da Praia de Benagil. Mas a graça mesmo está em fazer um passeio de barco ou caiaque até dentro da gruta – de caiaque é melhor, uma vez que se pode desembarcar e ficar mais tempo admirando essa jóia natural.
Ponta da Piedade – Lagos
A Ponta da Piedade é outro lugar do Algarve que está entre os lugares incríveis de Portugal que você deve conhecer.
É um aglomerado de formações rochosas de arenito, numa ponta do concelho de Lagos. No topo há um farol e a área de estacionamento.
A paisagem é espetacular, especialmente se vista do alto. Arcos, grutas e as mais variadas formas podem ser encontradas em um emaranhado de rochas em variados tons.
O local pode ser acessado por cima através de trilhas e há uma escadaria que leva até o mar na parte de baixo. Há também passeios de barco entre as formações rochosas
Tivemos de nos obrigar a parar porque, de facto, Portugal é povoado por lugares inacreditavelmente bonitos e distintos. Começar por estes 20 locais é iniciar uma visita a um paraíso tão próximo quanto único. Não incluímos nesta lista as ilhas, optamos por deixar para duas outras publicações, integralmente dedicadas aos Açores e à tão bonita Madeira. Voltaremos, não guardem já a agenda! Até breve.
Fontes: https://geres.pt/geres/ https://www.viagensecaminhos.com/2020/12/amarante-portugal.html https://www.melhoresdestinos.com.br/lugares-conhecer-portugal.html https://www.aldeiasdoxisto.pt/ https://aldeiashistoricasdeportugal.com/quem-somos/ https://www.portugaldenorteasul.pt/11513/top-10-lugares-para-visitar-em-portugal https://www.viagensecaminhos.com/2021/02/15-lugares-incriveis-em-portugal.html
Partilhe em: