O que fazer na Serra da Estrela?

Escalada, passeio off-road ou excursão de luxo.

Esta semana chegam-nos notícias dos primeiros flocos de neve a cair na montanha mais alta de Portugal continental – a serra da estrela.

Começamos este texto por uma curiosidade, o nome desta montanha, que nasce de uma lenda que, como todas as lendas, poderá corresponder, ou não, ao que realmente aconteceu. Mas diz-se por aí que um pastor da região viu nascer sobre uma serra uma estrela com um brilho muito intenso e, por essa razão, decidiu segui-la até lá. Como qualquer aventureiro ao chegar ao seu destino deixou-se absorver pela beleza pura e imponente que via à sua volta, daí que o local tenha ganho o nome de Serra da Estrela.

Esta nossa Estrela brilha todo o ano, contudo é no outono e inverno que o brilho é de facto mais vivo! Portanto, o convite de hoje é para que façamos como este pastor e sigamos a Estrela até às cascatas, às praias fluviais idílicas, aos lagos, aos bosques mágicos e até às aldeias históricas que se enchem de misticismo, pela água e, com sorte, também neve, que faz de cada um destes lugares vivo!

As propostas para visitar esta zona do país são mais do que muitas, falaremos apenas de algumas. Se é amante de escalada, alpinismo ou caminhadas não deixe de passar no site da Centro Montanha que oferece uma panóplia de soluções aos que querem subir ao mais alto dos cumes para o ar mais rarefeito e puro de Portugal Continental, com aventura e alguma adrenalina à mistura. Para pessoas com experiência e sem.

Se quer apenas conhecer a zona, deliciar-se com a gastronomia, os enchidos e os queijos caseiros e típicos daquela zona do país, chegar aos lugares mais recônditos com conforto e animação, a West Side Tours tem excursões a sair de Lisboa com propostas que passam por Seia e Manteigas, numa viagem gastronómica e degustativa à Estrela mais brilhante de Portugal. Pode ir sozinho e enquadrar um grupo, ou juntar amigos e optarem por ir todos juntos.

Se pensa já conhecer tudo sobre a Serra, a Deltatur promete desvendar Segredos onde “a pressa desaparece na altitude das montanhas”. A Tour é em jipe 4×4, os percursos “off-road” um pouco mais sinuosos prometem aventura e uma visita fora do convencional aos lugares mais emblemáticos como o Poço do Inferno, a Viveiro de Trutas, a Fábrica do Burel o Covão d’Ametade entre outros.

Os Endless Weekend por sua vez, oferecem uma solução mais luxuosa e confortável pela zona circundante até à serra, os veículos que garantem a experiência diferenciada são topo de gama com todas as condições para que a atmosfera seja relaxante e contemplativa. Se optar por esta experiência poderá visitar uma queijaria tradicional em Pinhancos, o Solar da Bica em Santa Comba Dão, o Museu do Pão em Seia, o Museu Etnográfico no Sabugueiro, a Torre no alto da Serra, entre muitos outros lugares. É de destacar que os Endless Weekend oferecem muitas opções que são contruídas em parceria com os clientes, podendo esta experiência ser de facto única e personalizada.

Se optar por ir à aventura vá preparado para o frio e condicione o seu veículo para a neve ou para condições meteorológicas mais extremas, gelo e neve poderão ser uma realidade, estude bem as previsões e vá preparado. O blog Vaga Mundos tem uma sugestão de roteiro de 2 a 3 dias que consideramos a não perder.

 

No final desta semana partilhamos um vídeo sobre a Estrela mais brilhante de Portugal continental, fique atento e vá voltando a este nosso recanto de sugestões, é com muito gosto que as procuramos especialmente para si, até breve!

 

Partilhe em: