Ideias para um fim de semana de aventura em Portugal? Nós temos!

Canyoning, arborismo, rail bike e muito mais.

Preparar um fim de semana diferente e de aventura? Nós ajudamos!

De norte a sul até às ilhas, Portugal tem uma oferta diversificada no que toca a aventura, para os mais radicais, mas também para os menos destemidos. Neste artigo vamos levá-lo por uma viagem diferente e repleta de adrenalina! Está preparado?

Começamos pelo que nos tem motivado a escrita neste blog, trilhos, montanha e natureza. Quer viver esta moldura de frescura e tonalidades sentindo de perto a pureza da água, a inclinação de cada cascata, a força da natureza? Sugerimos-lhe canyoning! Canyoning ou canionismo é um desporto que consiste na exploração descendente de um curso de água e isso implica, claro está, fazer slide ou saltar de uma cascata, escorregar por rochas, descer em rapel. É um desporto que deve ser acompanhado por profissionais experientes equipados com as ferramentas certas e o know how específico, assim como com os percursos devidamente reconhecidos e preparados. Há vários níveis para a prática desta atividade e as empresas que desenvolvem pelo nosso país são imensas, deixamos algumas sugestões:

https://marvaoadventure.com/products/canyoning

https://www.transserrano.com/portfolio-item/canyoning/

https://www.epicmadeira.com/

http://aroucageopark.pt/pt/explorar/o-que-fazer/desporto-aventura/canyoning/

https://www.azoresepicadventures.com/canyoning/

Continuamos agora para uma secção imprópria para quem sofre de vertigens ou tem fobia de alturas, arvorismo! Esta atividade desportiva é coerente com o que o próprio nome indica e consiste na realização de percursos entre árvores, de plataforma para plataforma, quer através de pontes, com diversas formas e feitios e com obstáculos e desafios particulares, quer através do uso de cordas, slide ou outros métodos. É turismo aventura mas também é uma excelente forma de exploração da fauna e flora das zonas mais altas da floresta. É uma ótima atividade para fazer em família e promove uma forte integração com a natureza, ajudando a uma consciência de preservação ambiental, só bons motivos para subir a árvores e deixar-se levar pela adrenalina de cada percurso. Espreite em baixo algumas sugestões que deixamos para si:

https://www.expertree.pt/

https://www.tugaventuraonline.pt/

https://www.parqueaventura.net/albufeira/

https://www.extremosportugal.com/pt/equipamentos-desenvolvimento/arvorismo

https://www.azurara-parque-aventura.com/atividades/arvorismo

Outra forma de chegar a locais menos visitados e conjugar aventura com aprendizagem é a pedalar! E deixamos duas sugestões específicas para ajudar a trabalhar os gémeos e deliciar o olhar ao mesmo tempo.

Sugestão 1:  Ecopista do Dão. Seguindo a antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desativada em 1988 e onde agora podemos deliciar-nos com um percurso singular que nos leva a praias fluviais recônditas, a campos de cultivo, estações ferroviárias e até mesmo a locomotivas desativadas e paradas num outro tempo, como que suspensas ali para deleite de quem passa. O site oficial é este: https://www.ecopista-portugal.com/ e aqui pode encontrar todas as dicas e sugestões que possa necessitar.

Sugestão 2: Rail Bike Marvão. Outro lugar onde pode pedalar onde outrora locomotivas calcavam carris. Em Marvão, no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, o silêncio e a surdina da natureza tomaram conta da agitação dos dias, e é nesse contexto que pode pedalar em bicicletas adaptadas instaladas diretamente em cima dos caminhos de ferro abandonados. A experiência é singular, e há dois percursos diferentes com níveis de exigência distintos. É uma atividade adequada a famílias e propõe uma viagem no tempo com vista sobre o Castelo de Marvão e a vila histórica de Castelo de Vide. Pode encontrar toda a informação necessária aqui: http://www.railbikemarvao.com/

Em tom de despedida deixamos uma sugestão romântica e bastante radical, já pensou em levar a sua alma gémea a voar? Pois bem, parece que isso é possível no Parque Pena Aventura no norte do nosso país – https://www.penaaventura.com.pt/atividades.php?id=fantasticable_duplo – num dos maiores slides da europa, com 1538 metros, e onde é possível atingir os 130 km/h entre Lamelas e Bustelo, com uma vista deslumbrante sobre as serras em redor de Ribeira de Pena.

Se a aventura é o combustível que o leva a sair de casa e conhecer um país, uma vila, uma montanha, um lugar, esperamos que estas sugestões tenham sido úteis.

Voltaremos com mais no próximo artigo, porque há tanto por onde explorar, tanto para conhecer, tanto para viver!

Até já (:

Partilhe em: